top of page

Luto prolongado: como lidar?

Perder alguém muito querido é uma experiência dolorosa e difícil de processar e compreender.


Em outros blogs já falamos sobre o lutos, suas fases e como manter presente as boas lembranças de quem partiu.


Hoje, vamos falar sobre o luto prolongado, quando a dor da perda se estende por um longo período de tempo e parece sufocar.


Mas há saídas e caminhos que podemos seguir em rumo a cura emocional.





Quais os sintomas do luto prolongado?

De modo geral, o luto prolongado é quando a dor da perda é constante, impossibilitando que a pessoa restabeleça sua rotina de maneira funcional e saudável.


Pessoas com luto prolongado demonstram alguns sinais que são muito semelhantes a depressão e ansiedade, porém, atrelado ao sofrimento da perda e demonstrado em intensidades diferentes.

 

Alguns sintomas comuns são:

  • Dificuldade de concentração

  • Dificuldade de socialização - por vezes não há vontade, nem o interesse, em estabelecer contato

  • Desvalorização da vida

  • Sentimento de incapacidade e baixa autoestima

  • Auto isolamento

  • Dificuldade para dormir

 

Como podemos lidar com o luto prolongado?

Se você esta passando por um período de luto ou conhece alguém que está nessa situação, é muito importante lembrar e sempre ter fixo em sua mente, que o luto é diferente para cada pessoa e um sentimento individual, que necessita de muita conversa e paciência.

 

1 - Apoio profissional: buscar ajuda na terapia é um primeiro passo muito importante para compreender a partida de alguém especial de forma saudável, aceitando a dor e aprendendo a trabalhar a superação.

 

2 - Paciência e aceitação: como falamos acima, o sentimento da perda é único para cada pessoa, é preciso ter paciência e aceitar a perda e dor que vem com ela. Permitir sentir a dor da partida é o começo para a superação.

 

3 - Preservar a memória: uma forma de manter presente a pessoa que partiu é preservando e honrando sua memória, seja por meio de homenagens ou em pensamento, esse processo pode ser terapêutico e aplicar um novo significado para sua vida.

 

4 - Autocuidado: carinho, amor e respeito próprio são medidas que auxiliam no processo de superar o luto prolongado, cuidar de si e priorizar seu bem-estar contribui para uma maior qualidade de vida e para sua saúde emocional.

 

5 - Fale: compartilhe seus pensamentos, seja com um grupo de amigos, familiares ou em forma de carta, expressar seus sentimentos auxilia a organiza-los de maneira funcional e a compreende-los, desta forma, a dor diminui e você consegue encontrar caminhos para superar.

 

 

Lidar com o luto prolongado é muito difícil, pois a dor da perda é constante e os pensamentos de sofrimento são complicados de lidar, porém, é fundamental encontrar esperança em meio ao caos.


Busque se aproximar de pessoas e construir uma rede de apoio, dedique o seu tempo para o amor próprio e a ressignificar a dor da pessoa amada.



Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades


Comments


bottom of page