top of page

Luto: entenda cada fase e como viver  

Atualizado: 11 de ago. de 2023




Se você digitar no navegador de pesquisa do Google a palavra ‘’luto'',  encontrará o significado de "sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém”. Ou seja, a perda de um familiar ou amigo pode causar um misto de sentimentos negativos. Lidar com este vazio não é simples, mas um processo que em algum momento da vida teremos que passar.


Entenda as fases do luto: 


Sem dúvida, o luto é a maior experiência emocional que um indivíduo pode viver. É necessário respeitar o tempo de cada um e para isso é preciso entender como tudo funciona. Conheça as fases do luto: 


Primeira fase - negação: negar o fato é a primeira reação de uma pessoa ao receber a notícia de morte de um ente querido. É a forma de consolar a mente dizendo “isso não é verdade”. A ficha vai caindo aos poucos e a mistura de sentimentos de tristeza e solidão aumentam, o que gera a necessidade de se isolar.


Segunda fase - raiva: momento que a pessoa começa a pensar nos motivos por que aconteceu isso com seu ente querido. A raiva é a forma de demonstrar seu inconformismo. Em alguns casos, a pessoa pode tentar achar culpados do acontecimento. 


Terceira fase - negociação/barganha: aqui o enlutado tenta negociar sua mente com pensamentos de que as coisas vão se ajeitar e serem como antes. Normalmente, colocam sua crença em ação para intervir, dirigindo-se para Deus com promessas.


Quarta fase - depressão: período mais intenso do luto. Pode ser vista por duas vertentes: depressão reativa (quando acontece outras perdas com a morte, como perda de papéis no âmbito familiar, por exemplo) e depressão preparatória (a pessoa fica mais quieta, repensa e processa o que tem vivido. Está mais próxima da aceitação).


Quinta fase - aceitação: a aceitação é quando, de fato, a pessoa consegue demonstrar seus sentimentos de forma serena. 


O luto não é igual para todas as pessoas e as fases podem acontecer em ordens diferentes. O importante de tudo isso é entendermos que é um processo necessário a ser passado. O quanto mais negar passar por tudo isso, mais difícil será chegar no último estágio da aceitação.


Passar por essa fase com o auxílio de um profissional pode ajudar no entendimento e na sua saúde mental. 



Comentarios


bottom of page