O luto é uma experiência universal porém extremamente individual, onde cada pessoa convive de um jeito.
Quando alguém próximo está passando pelo luto o que podemos fazer é oferecer apoio e estar presente para ajudar a atravessar esse período com mais paz e tranquilidade.
Hoje, vamos falar como cuidar e ajudar as pessoas em luto com empatia e sensibilidade, confira:
Seja companhia: Estar presente é um gesto muito significativo após alguém passar por uma perda. Você não precisa consolar a pessoa o tempo todo, mas estar disponível quando a precisar conversar, compartilhar seus sentimentos, chorar ou apenas ter uma companhia por perto faz toda a diferença na aceitação da perda. Ouça com atenção e sem julgamentos.
Respeite o momento: Apesar das fases do luto serem comuns, cada pessoa irá viver de maneira e tempo diferentes - algumas pessoas podem precisar de mais tempo sozinhas, já outras precisarão de apoio constante. Tenha respeito e permita que a pessoa sinta e lide com as emoções no seu próprio tempo.
Evite frases clichês: Demonstre empatia e solidariedade no momento, não utilize frases como “você precisa ser forte”, “isso vai passar”, “com o tempo tudo vai ficar melhor”. Lembre-se que suas palavras podem gerar grandes impactos na vida de alguém.
Luto saudável: Incentive a pessoa a buscar formas saudáveis de aceitar a perda e viver o luto, há diversas formas de guardar boas memórias e lembranças de entes queridos para trazer conforto e aceitação.
Fique atento: O luto transforma o emocional em uma montanha russa de sentimentos que podem se confundir e gerar grandes alterações de humor. Esteja atento caso a pessoa enlutada apresentar momentos de intensa tristeza, raiva ou culpa, principalmente se o luto for muito intenso pois pode evoluir para depressão.
O cuidado e empatia com alguém enlutado exige paciência, resiliência e muito afeto. Seja um bom ouvinte, ofereça apoio e sempre que possível se faça presente, lembre-se que você pode fazer a diferença, o luto não tem data de validade nem prazo para acabar, a pessoa enlutada pode precisar de apoio mesmo após muito tempo depois da perda.
ความคิดเห็น