top of page

O que não dizer para uma pessoa enlutada 

Atualizado: 19 de out. de 2023

A experiência do luto é profundamente individual e emocional. Quando recebemos alguém em período de luto as palavras que escolhemos para confortar fazem toda a diferença.

Por isso, para auxiliar nesse momento, preparamos um conteúdo sobre o que falar ou não para uma pessoa enlutada. Acompanhe:

“Seja forte” ou “Não chore” Evite essas palavras. Chorar ou expressar a dor que sente é um processo do luto e essencial para lidar com a perda. Se não souber o que falar você pode ser um ombro amigo e permitir que a pessoa tenha um lugar seguro para expressar seus sentimentos.

“Pelo menos você teve tempo para se despedir” Independente das circunstâncias não há formas de minimizar a perda nem justificar o luto de alguém, essas falas podem trazer o sentimento de culpa e potencializar ainda mais a dor.

“Eu sei como você se sente” O luto é vivenciado de forma única e não podemos presumir como alguém se sente, prefira ouvir com atenção os relatos da pessoa e se faça presente para apoiar com empatia.

“Isso acontece com todo mundo em algum momento” ou “Havia uma razão para isso acontecer” A morte é algo comum e irá acontecer para todos, porém, falar isso para alguém em processo de luto é insensível, não tente justificar a morte ou o luto, seja amigo e ofereça aceitação e apoio.

“O que posso fazer por você?” ou “Diga o que você precisa” Evite colocar a pessoa enlutada em responsabilidades de escolhas, a pessoa provavelmente está cheia de sentimentos e não conseguirá expressar suas ideias, busque colocar em prática a ajuda, ofereça para fazer as compras do mercado ou organizar a casa.

Apoiar alguém em processo de luto também é uma experiência de resiliência, cuidado e paciência. É lembrar que nossas palavras tem poder e geram impactos na vida do próximo. Busque ser um amigo presente e bom ouvinte, o processo de luto é delicado e não há prazo de validade para acabar, então esteja atento.

Comentarios


bottom of page